Dieta do arco-íris

A tonalidade de cada alimento carrega nutrientes específicos para a manutenção do organismo. E o melhor: consumido diariamente por grupo ...


A tonalidade de cada alimento carrega nutrientes específicos para a manutenção do organismo. E o melhor: consumido diariamente por grupo de cor, pode enxugar 4 kg em 20 dias. Confira a dieta do arco-íris!
Todo mundo já sabe que quanto mais colorido for o prato, maior será a variedade de nutrientes e vitaminas que estamos ingerindo e, consequentemente, a chance de desenvolvermos carências nutricionais será menor. Portanto, misturar diferentes tonalidades de alimentos na mesma refeição é supersaudável! O que você talvez não saiba é que, ao ingerir um grupo de cor por dia, os benefícios são ainda maiores.

De acordo com Noadia Lobão, nutróloga da Nutrição Clínica Funcional (RJ), é possível preparar um menu que, ao final de cada semana, além de ter ingerido todos os nutrientes necessários, você ainda consegue perder alguns quilinhos. "A dieta do arco-íris, se combinada com um exercício físico leve tipo caminhada, ajuda a perder 4 kg em apenas 20 dias", garante a especialista. Empolgada? Então conheça as vantagens de cada cor de alimento para você ganhar mais saúde e ainda conquistar aquele corpão em poucos dias.

Amarelo/alaranjado
Frutas e legumes dessa cor são ricos em vitamina A, que reduz o risco de câncer, doenças cardiovasculares, degeneração muscular e catarata, melhorando o sistema imunológico. O betacaroteno atua no metabolismo das gorduras e a vitamina C tem ação antioxidante contra os radicais livres.
Alimentos: abacaxi, carambola, damasco, cenoura, laranja, abóbora, ameixa, caju, limão cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, pêssego,   pimentão amarelo, tangerina.


Vermelho
Essa cor é proveniente do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do estresse. Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. O grupo contém ainda um componente chamado antocianina, que estimula a circulação sanguínea.
Alimentos: morango, beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, pimentão, pitanga, romã, ameixa e tomate.



Verde
O pigmento que define a cor deste grupo é a clorofila, considerada um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e acelera o metabolismo. Vitamina C, vitamina A e cálcio são alguns dos nutrientes encontrados. Esses agentes desintoxicam as células, inibem os radicais livres, têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger mais o coração.
Alimentos: couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, maça-verde, brócolis, chicória, vagem,


Marrom
Ricos em fibras, os alimentos dessa cor regulam o intestino e previnem as doenças cardiovasculares, além de combaterem a ansiedade e a depressão. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes de vitamina do complexo B, do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e agem contra a fadiga.
Alimentos: avelã, castanha, centeio, grão-de-bico, amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo e trigo.


Branco
A cor é dada pelo pigmento flavina. Essa substância indica a presença de cálcio, que contribui na formação e manutenção dos ossos. Carboidratos e vitamina B6 favorecem a renovação celular e protegem o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter boas doses de fósforo. Esses minerais também ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos além de regular os batimentos cardíacos.
Alimentos: arroz, banana, batata, cebola, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pera, pinha e rabanete.



Postar um comentário

Recentes

Populares

Aleatório

Cadastre-se

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.
item